Campus UFV-Rio Paranaíba completa 14 anos

Escrito porem 25 de julho de 2020

Neste sábado (25), a UFV-Rio Paranaíba completa 14 anos de fundação. Para marcar a data, foi plantado um Jatobá-da-mata (Hymenaea courbaril L.) no arboreto do campus. O plantio simboliza o orgulho da comunidade acadêmica pelas atividades de excelência em ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nos 10 cursos de graduação (Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Nutrição, Química, e Sistemas de Informação) e nos quatro programas de pós-graduação (Agronomia-Produção Vegetal,  Administração Pública em Rede Nacional, Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais e Lato Sensu em Gestão do Agronegócio).

Ao longo desses 14 anos, o campus Rio Paranaíba (CRP) entregou ao mercado de trabalho mais de 1.900 profissionais, que obtiveram ali uma visão técnica, científica e humanística capaz de fazê-los enfrentar desafios e atender às diferentes demandas da sociedade. Atualmente, são 2.134 estudantes, que contam com o trabalho e dedicação de 120 docentes, 95 servidores técnico-administrativos e mais de 40 colaboradores terceirizados. Todos comprometidos com a qualidade em suas áreas de atuação.

Em 2020, a UFV-Rio Paranaíba tem se destacado no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Com o apoio da reitoria, firmou parcerias com empresas regionais e convênios com o Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho. No campus já foram fabricados 18.500 mil face shields (protetores faciais) e 9.600 máscaras de tecido, e envasados mais de 12.000 litros de álcool (70% glicerinado e não glicerinado). Toda a produção foi distribuída para 47 cidades.

Além disso, o Laboratório de Diagnósticos Moleculares da UFV-Rio Paranaíba foi o único da região do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas a ser credenciado pela Fundação Ezequiel Dias para realizar testes de detecção do novo coronavírus. Até agora, foram mais de 1.500 testes realizados. Os recursos obtidos com as ações de enfrentamento permitiram também a estruturação do Laboratório do Curso de Engenharia de Produção (FABLAB), onde foram feitos os face shields. O FABLAB era uma antiga e importante demanda do campus.

O diretor geral da UFV-Rio Paranaíba, professor Renato Adriane Alves Ruas, destaca que, em 14 anos, o CRP obteve várias conquistas e construiu uma história muito sólida de conexão com toda a região do Alto Paranaíba, o que, em sua avaliação, se deu, sobretudo, devido ao resultado do trabalho sério e dedicado de toda comunidade acadêmica. Para ele, isso certamente será importante para que o campus continue seu desenvolvimento, realizando atividades de ensino, pesquisa e extensão gratuitas e de qualidade para toda a sociedade.

Confira, abaixo, o vídeo comemorativo dos 14 anos da UFV-Rio Paranaíba, produzido por servidores do campus.

Fonte: Divulgação Institucional UFV/CRP


Faixa atual

Título

Artista