Faixa atual

Título

Artista


CONSEP de Rio Paranaíba realiza reunião, apresenta dados positivos de 2019 e planeja ações para 2020

Escrito porem 7 de fevereiro de 2020

O Conselho de Segurança Pública de Rio Paranaíba (CONSEP-Rio) realizou na última quarta-feira (05) uma reunião para apresentar os trabalhos realizados em 2019 e planejar ações para 2020. Na oportunidade estiveram reunidos membros do conselho, autoridades da segurança pública, sociedade civil e advogados.

O presidente do Consep, Nilton Boaventura, abriu a reunião apresentando as conquistas em 2019, destacando, entre elas, a campanha para a implantação do Olho Vivo e os ofícios que foram entregues ao Governador do Estado, Romeu Zema (Novo), contendo diversas reinvindicações que foram rapidamente atendidas, como a vinda de um novo delegado de Polícia Civil e um juiz titular para a comarca.

Nilton explicou o principal papel do conselho de segurança pública na cidade que é de ouvir a população e ser um elo entre a comunidade e a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário.

O delegado, Dr. Felipe Façanha fez um balanço dos trabalhos realizados desde o período que chegou à cidade junto com toda sua equipe. Dr. Façanha também apresentou projetos para as futuras instalações da delegacia, a possibilidade de volta da confecção das Carteiras de Identidades em Rio Paranaíba, além da realização de palestras, reuniões nas escolas e com a sociedade.

Um representante da comunidade de Chaves também fez uso da palavra e solicitou mais segurança para o distrito. Também esteve presente o diretor do campus da UFV, Renato Ruas que apresentou o projeto de segurança instalou recentemente dentro do campus com a presença de viaturas e policiais.

Da parte da Polícia Militar, esteve presente o Sargento Pereira. Ele falou da preocupação com a segurança no município e que a PM tem desenvolvido um trabalho com muita seriedade e responsabilidade na cidade e na zona rural.

Outras pessoas também fizeram uso da palavra e fizeram reivindicações pontuais. Destaca-se a participação do advogado Heuley Charly que questionou que se os boletins de ocorrências que são registrados em Guarda dos Ferreiros, no município rio paranaibano, são cadastrados no município de Rio Paranaíba ou São Gotardo.

Após ouvir todas as demandas, Nilton Boaventura ainda disse que enviou ofícios ao Governo do Estado solicitando uma viatura, mais policiais civis e um escrivão para a Delegacia da Polícia Civil em Rio Paranaíba e que, na última semana, também enviou ofícios para deputados solicitando mais policiais militares e uma patrulha rural para Rio Paranaíba.

Em 2020, o CONSEP quer estender o projeto Olho Vivo para mais alguns bairros, como o Alto Santa Cruz e Olhos D’Água e nas comunidades rurais, principalmente no distrito de Chaves que sofre com a iluminação pública fraca deixando as ruas mais escuras e facilitando a ação de bandidos.

Por fim, o presidente do conselho de segurança pública ainda falou da importância da união e do único objetivo: a segurança da população tem que estar sempre em primeiro lugar.

Texto: Gilberto Martins