Em solenidade histórica da OAB de Patos de Minas, Rio Paranaíba ganha novo advogado

Escrito porem 30 de abril de 2020

Foto: Arquivo Pessoal

A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Patos de Minas, realizou na noite desta quarta-feira (29), a primeira solenidade de entrega de Carteiras da OAB através de videoconferência. A solenidade foi presidida pelo presidente da ordem Itamar José Fernandes e teve a participação de diversas autoridades e 29 novos advogados.

Os advogados prestaram juramento de “exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os diretos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Dos 29 novos advogados que receberam a carteira da ordem, somente um é de Rio Paranaíba. Leandro Rocha Santos, é servidor público do município e concluiu o curso de direito em 2019, juntamente com outros 11 formandos de Rio Paranaíba.

Em conversa com a nossa reportagem na noite desta quinta-feira (30), Leandro destaque que foram cinco anos de muita luta e relembra que quando começou no curso, passou na prova de estágio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Com isso, segundo ele, estagiava das 10h às 16h no Fórum da cidade e após esse período, ia para seu trabalho na Secretaria Municipal de Saúde organizar as viagens para o dia seguinte uma vez que era chefe do transporte.

O advogado ressalta ainda que às 18h pegava o ônibus para ir estudar em São Gotardo. Leandro agradece ao prefeito municipal e paraninfo da turma, Valdemir Diógenes a oportunidade que ele lhe deu de conciliar o serviço com o estágio do Tribunal de Justiça. De acordo com as informações, ele conseguiu passar na prova da OAB ainda no nono período da faculdade e que a partir de agora será só vitória.

“Chegava na Secretaria de Saúde às 16h, organizava todas as viagens para o dia seguinte. Eu era o chefe do transporte da saúde. Às 18h, eu pegava ônibus para ir para a faculdade e eu mesmo era o motorista. Foram cinco anos de luta, mas agora é só vitória”, finalizou.

Foto: Arquivo Pessoal

Leandro finaliza a entrevista agradecendo a família, em especial sua esposa que sempre esteve ao seu lado durante toda jornada, ao prefeito municipal e toda família e amigos que lhe ajudou durante o período do curso no CESG. “Agradeço em especial a minha esposa por caminhar junto comigo, ao Tepira por também ter me ajudado e a todos que caminharam comigo nessa jornada”.

Participaram da histórica solenidade os seguintes convidados/autoridades: Dr. Bruno Dias Cândido – Advogado e Procurador Geral de Prerrogativas da OAB/MG, Paraninfo da Solenidade;  Dr. Rodrigo de Carvalho Assumpção – Excelentíssimo Juiz de Direito Titular da 4ª Vara Cível e Coordenador adjunto do CEJUSC da Comarca de Patos de Minas, representando a Justiça Estadual; Dr. Wagmar Roberto Silva – Excelentíssimo Juiz Federal Diretor do Foro da Subseção Judiciária de Patos de Minas; Dr. Rafael Vinicius Normandia da Cruz – Conselheiro Seccional da OAB/MG; Dr. Vicente Flávio Macedo Ribeiro – Vice-Presidente da CAA/MG; Dra. Ana Luiza Marques de Campos Melo – Secretária Geral da OAB Patos de Minas; Dra. Kátia Mendes Andrade, Conselheira Subseccional; Dr. Luís Henrique Gonçalves – Presidente da Comissão da OAB Jovem da OAB Patos de Minas e Dr. Alexandre Máximo de Oliveira, Coordenador Subseccional da ESA/MG e Coordenador do Curso de Direito do UNIPAM, além de outros advogados membros da Diretoria e Conselheiros da Subseção.

Segundo o Presidente Itamar José Fernandes, “a pandemia do Coronavírus exige esforços compulsórios de solidariedade, de empatia, de racionalidade, de criatividade e, sobretudo, de adaptações tecnológicas, para que todos continuem cumprindo, com segurança, suas funções. A OAB Patos de Minas, mais do que nunca, continua trabalhando para a valorização da advocacia e defesa da sociedade”.

Texto: Gilberto Martins


Faixa atual

Título

Artista