• Sem categoria

Polícia Militar realiza solenidade de entrega da nova viatura ao pelotão de Rio Paranaíba

Escrito porem 4 de junho de 2019

Policiais militares e autoridades municipais se reuniram na tarde desta quinta-feira (17), para a solenidade de entrega da nova viatura para o pelotão de Polícia Militar em Rio Paranaíba. O veículo de cerca de 80 mil reais foi fruto de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Delegado Edson Moreira, em parceria com a prefeitura municipal e o Governo de Minas Gerais.

A viatura será utilizada para o patrulhamento ostensivo e preventivo para oferecer melhores condições de trabalho aos policiais e melhorar o atendimento à população. A chave da nova guarnição foi entregue ao comandante do pelotão da cidade, 1° Tenente Alvimar Adriano Alves pelo prefeito municipal, Valdemir Diógenes e pelo sub comandante do 15° Batalhão da Polícia Militar.

Em seu pronunciamento, Major R. Santos destacou que a Polícia Militar faz questão de importância a esse tipo de solenidade, pois, segundo ele, ‘essas emendas demonstram uma política voltada para a segurança’ e que as políticas de segurança pública ‘fortalecem e dão qualidade para o serviço policial’.  “Esses investimentos que vem para nós, recebemos de braços abertos e damos a importância de repassar isso para o senhores aqui reunidos”, finalizou.

Já o prefeito municipal, Valdemir Diógenes ressaltou em seu pronunciamento que a nova viatura para o pelotão de Rio Paranaíba é uma prova de seu esforço em alcançar resultados positivos. Segundo ele, a administração municipal vem buscando somar esforços com o intuito de melhorar a segurança pública na cidade.

Valdemir destacou ainda que a prefeitura tem firmado um convênio que visa ajudar no gastos do pelotão da Polícia Militar na cidade. “Talvez muitos não saibam, mas a prefeitura têm firmado com a Polícia Militar um convênio que visa ajudar no custeio das operações do batalhão de Rio Paranaíba. Porém, sabemos que as dificuldades enfrentadas vão muito além. E nesse tocando, acredito que a maior delas seja a questão estrutural. E por este motivo e por saber que é dever do Estado prover condições de trabalho para a Polícia Militar é que estamos com um constante diálogo com Governo Estadual e com nossos parlamentares. Na tentativa de buscar as melhorias necessárias para nosso batalhão. Entre os principais os itens da pauta estão o aumento do contingente policial em Rio Paranaíba e a melhoria da frota das viaturas”, disse.

Após o discurso do prefeito, os participantes do evento puderam ver de perto todos os detalhes da nova viatura de prefixo 25954. Como o deputado federal Edson Moreira não pôde estar presente no evento, nossa redação recebeu o discurso que o parlamentar faria durante a solenidade de entrega da nova guarnição. Confira na integra.

A Segurança Pública está caótica. Os investimentos em equipamentos e em pessoal realizados pelos governos anteriores e pelo atual ficaram em segundo plano, bem como a falta de investimento na educação, na saúde e nos programas de capacitação profissional e geração de emprego e renda para jovens, adultos e também para as pessoas da terceira idade, e outros deveres do Estado também têm tido poucos investimentos.

Quando vim para esta região, em 1994, investiguei alguns crimes, como o da cidade de Carmo do Paranaíba, para apurar o homicídio de do indivíduo de pré-nome Agoncílio, e o caso de extorsão mediante sequestro do casal de fazendeiros na cidade de Rio Paranaíba no ano 2007, que foram resgatados em Uberlândia. Também investiguei outros acontecimentos criminosos nesta região, como o ocorrido em fevereiro de 2007, que coloquei na prisão sete suspeitos de participarem de assaltos a bancos nas cidades de São Gotardo, Tiros, Brasilândia de Minas, São Sebastião do Maranhão e em Varginha no Sul de Minas, onde outros cinco suspeitos foram identificados e presos por participar da ação de roubo do carro-forte. Naquele momento, já sentíamos que, com a prosperidade da região do Alto Paranaíba traria também a criminalidade, sendo que, com a impunidade atual, os crimes vêm crescendo.

Por isso, o investimento em viatura para a prevenção dos crimes na cidade do Rio Paranaíba é estratégico, porque é um elo fundamental entre as cidades de Patos de Minas, a região do Triângulo Mineiro (Uberlândia, Uberaba e Araguari) e a cidade de Montes Claros, no norte de Minas, para ajudar a combater esse avanço da criminalidade.

Tenho feito a minha parte. Tenho colocado recursos das minhas emendas parlamentares na Segurança Pública, como nas Polícias Civil e Militar, no Corpo de Bombeiros e nas Guardas Municipais, atendendo um total aproximado de R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais).

Portanto, se cada um fizer a sua parte, eu como Parlamentar, o Governo Federal, Governo Estadual e os governos municipais priorizando recursos nessas áreas, que é a base social, juntamente com a população cobrando essas ações, tenho a plena certeza de que teremos um futuro melhor e mais seguro.

Nossa reportagem conversou com o prefeito municipal, Valdemir Diógenes, onde ressalta a importância de uma nova viatura para Rio Paranaíba e como que ela melhorar ainda mais o serviços dos militares.

Da mesma forma, o comandante do pelotão em Rio Paranaíba, 1° Tenente Adriano Alves conversou com nossa reportagem e disse que a nova guarnição é um grande ganho não só para a Polícia Militar, mas toda a comunidade rio paranaibana.

Texto: Gilberto Martins – Fotos: Luciana Helena e Gilberto Martins


Opiniões dos leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Faixa atual

Título

Artista