Faixa atual

Título

Artista


Rio Paranaíba e outras cidades da região aderem à ‘onda branca’ do programa ‘Minas Consciente’

Escrito porem 18 de maio de 2020

Dezesseis municípios pertencentes às regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas estão na “Onda branca” do programa do Governo do Estado “Minas Consciente”, que prevê a retomada gradual das atividades comerciais e industriais que foram suspensas por causa da pandemia da Covid-19.

São eles: Brasilândia de Minas, Carmo do Paranaíba, Cruzeiro da Fortaleza, Guarda-Mor, Guimarânia, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Paracatu, Patos de Minas, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, São Gotardo, Serra do Salitre e Vazante.

Estes municípios estão autorizados agora a aplicar novos direcionamentos de flexibilização. Lojas de artigos esportivos, jogos eletrônicos, produtos agrícolas, fogos de artifício, de móveis e de objetos de arte, por exemplo, poderão voltar a funcionar, caso as respectivas prefeituras adotem o plano.

Minas Consciente

A reabertura obedece aos critérios estipulados pelo Governo de Minas Gerais, baseados em estudos técnicos. Essa retomada também leva em consideração os indicadores da taxa de incidência de casos confirmados e a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

“Não é volta à normalidade. É volta a uma nova normalidade. Vamos talvez entrar o ano de 2021 com esses protocolos de segurança. É uma mudança de vida com a qual temos que ir nos acostumando”, frisou Romeu Zema no lançamento do programa.

Ondas

O programa “Minas Consciente” setoriza as atividades econômicas em quatro ondas (onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

Fonte: G1