UFV começa a realizar primeiros testes para detecção do coronavírus

Escrito porem 16 de abril de 2020

Foto: UFV/Divulgação

Os laboratórios da UFV credenciados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) para realizar testes de detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2) já começaram seus trabalhos. Nesta quarta-feira (15), foram feitos os primeiros testes.

Segundo o assessor de Saúde da UFV, professor Bruno David Henriques, foram analisadas duas amostras para “delineamento das condutas que serão tomadas, internamente, pelos laboratórios, e para a articulação necessária com o serviço de vigilância epidemiológica da rede de saúde para processamento das amostras e liberação dos resultados”.

Vale ressaltar que os testes estão sendo realizados com os cerca de mil kits importados com recursos próprios da Universidade, encomendados pela instituição há cerca de 20 dias. Os insumos prometidos pela Funed, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, ainda não foram repassados para a UFV. Isso significa que, por enquanto, os cerca de 200 testes que os seis laboratórios credenciados pela Fundação produziriam por dia ainda não acontecerão. A quantidade será menor e, inicialmente, priorizará as cidades de Viçosa e Rio Paranaíba, onde estão localizados os laboratórios da UFV credenciados.

Os recursos utilizados nesses primeiros testes são exclusivamente da Universidade, que já providenciou a importação de mais kits para a realização de nove mil testes. A previsão é a de que o material chegue nos próximos 30 dias.

Fonte: UFV


Faixa atual

Título

Artista