Faixa atual

Título

Artista


UFV de Rio Paranaíba conclui primeiro convênio com o MPF e distribui insumos para 19 cidades durante a pandemia

Escrito porem 11 de junho de 2020

O Campus da UFV em Rio Paranaíba concluiu o primeiro convênio firmado com o Ministério Público Federal de Patos de Minas e já auxiliou 19 municípios, por meio das secretarias de saúde no enfrentamento à COVID-19. Foram atendidas as cidades de Abadia dos Dourados, Arapuá, Carmo do Paranaíba, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Lagamar, Lagoa Formosa, Matutina, Patos de Minas, Patrocínio, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre, Tiros e Varjão de Minas.

Ao todo, foram distribuídos 4000 litros de álcool 70% glicerinado envasado em embalagens de 0,5 e 1 litro, 3200 máscaras de tecido e cerca de 3500 face Shields. Nas próximas semanas, ainda serão entregues mais 2500 face Shields para as cidades Patrocínio e Patos de Minas. Além disso, o Laboratório de Diagnósticos Moleculares já realizou mais de 402 testes, prestando um importante serviço de orientação para as secretarias municipais de saúde na condução da disseminação do vírus.

Os valores repassados pelo MFP à Fundação Arthur Bernardes, que é a instituição responsável gestão dos recursos, foram no total de R$ 157.000,00 e foram empregados principalmente, na aquisição de insumos. Outra parte foi utilizada na aquisição de equipamentos e em investimentos nos espaços físicos para que as metas acordadas no convênio pudessem ser atingidas. Foi adquirida uma cortadora a laser e realizadas adequações em uma sala no pavilhão de aula para a instalação do FABLAB. Também foi adquirido um purificador de água para a preparação do álcool 70% no laboratório de química e acessórios necessários para o funcionamento do Laboratório de Diagnósticos Moleculares.

Além do convênio firmando com o MPF, o Campus também assinou outro convênio com o Ministério Público do Trabalho que contemplará outras 28 cidades, além de um aditivo com o próprio Ministério do Público Federal que atenderá novamente as 19 cidades já atendidas anteriormente. A partir de agora, as ações estão voltadas para atender esses outros dois convênios.

Segundo o diretor-geral do campus, professor Renato Ruas, “ todos os apoios tem sido muito importantes e os recursos destinados às ações de combate a COVID-19 desenvolvidas pelo Campus, tem tido aplicação direta no atendimento às pessoas que mais precisam de ajuda nesse momento. Os recursos também serão muito importantes para que o Campus melhore suas condições na oferta gratuita de ensino, pesquisa e extensão de qualidade para toda a sociedade.”

Fonte: Ascom UFV