UFV em Rio Paranaíba emite comunicado sobre o novo coronavírus

Escrito porem 13 de março de 2020

O surto do novo Coronavírus (COVID-19) em todo mundo tem deixado milhares de pessoas em alerta. Nos últimos dias os números de casos suspeitos da doença vêm crescendo muito, causando medo e pânico em todo o mundo. Na região do Alto Paranaíba, já há diversos casos suspeitos da doença, com dois casos em Patos de Minas e um caso em São Gotardo. Em Minas Gerais, o primeiro caso foi confirmado em Divinópolis no Centro-Oeste.

Com isso, as instituições de ensino, empresas e outros setores da sociedade estão tomando medidas para se prevenirem diante do turbilhão de informações que se chega a todo momento. Em Rio Paranaíba, na última segunda-feira (09), a Divisão de Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Viçosa se reuniu no campus da cidade para repassar algumas orientações que a instituição já está tomando para a prevenção da doença nos três campus.

Nesta sexta-feira (13), no entanto, a direção do campus em Rio Paranaíba divulgou uma nota em sua página oficial numa rede social, dizendo que a instituição recebeu nos últimos dias alguns estudantes provenientes de áreas de risco para o COVID-19 e que, ao saber do fato, a administração do campus já implementou uma série de medidas cabíveis.

Uma das medidas adotadas pela administração do campus em Rio Paranaíba foi de orientar esses alunos que vieram de países onde se tem ampla transmissão do vírus e seus contatos próximos, a se ausentarem de suas atividades por alguns dias. A universidade ressaltou na nota divulgada que todos foram contactados e estão completamente assintomáticos.

A administração da UFV em Rio Paranaíba destaca ainda que, no momento, não existe qualquer motivo para preocupação, uma vez que a instituição já se antecipou nas medidas a serem tomadas e lembrou que ainda não há, em Minas Gerais, a transmissão sustentada do novo Coronavírus e que a ausência desses alunos é apenas uma precaução.

A Universidade Federal de Viçosa também pede aos estudantes e servidores que apresentarem qualquer caso de síndrome gripal como febre, dor no corpo, dor de garganta, tosse e secreção nasal, que não compareçam às atividades nos espaços da universidade e que procure os serviços de saúde pública para receberem as orientações e atendimento adequado.

CUIDADOS A SEREM TOMADOS

A UFV também divulgou uma lista de cuidados a serem tomados para se prevenir contra a doença, sendo elas: lavar adequadamente as mãos; usar álcool em gel 70% com frequência; não compartilhar objetos pessoais, evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:

Comunicado da UFV/CRP sobre coronavírus

A UFV/CRP foi informada, nos últimos dias, sobre estudantes provenientes de áreas de risco para o coronavírus. Tão logo soube do fato, a administração do campus rapidamente implementou as medidas cabíveis. Os alunos vindos de países onde há ampla transmissão do vírus foram contactados pela instituição e estão completamente assintomáticos. Esses alunos, assim como seus contatos próximos, foram orientados a se ausentar de suas atividades por alguns dias.

Não existe, portanto, no momento, qualquer motivo para preocupação, uma vez que a UFV tem se antecipado na tomada de medidas de controle. É importante lembrar que ainda não há, em Minas Gerais, transmissão sustentada do coronavírus e que a ausência dos estudantes nas atividades é APENAS por precaução.

Como o coronavírus é transmitido por meio de partículas e secreções respiratórias, os cuidados básicos de higiene devem ser tomados para reduzir o risco de transmissão e contágio. Por isso, atenção aos cuidados que TODOS devem aderir:

Lavar adequadamente as mãos.

Usar álcool 70% com frequência.

Não compartilhar objetos pessoais.

Manter distância de 1 metro de pessoas com sintomas respiratórios (tosse e espirros).

Evitar aglomerações.

Manter os ambientes ventilados.

Informamos que, no atual contexto, qualquer caso de síndrome gripal (febre, dor no corpo e de garganta, tosse e secreção nasal) é potencialmente suspeito para coronavírus. Diante disso, recomendamos que estudantes e servidores que apresentem esses sintomas não compareçam a atividades realizadas nos espaços da Universidade. Nesse caso, devem procurar os serviços de saúde pública (unidades básicas, postos, ESF) para receberem orientações e atendimento adequados.

A UFV está atenta e acompanhando em tempo real todos os acontecimentos e manterá a comunidade acadêmica informada. A Divisão de Assuntos Comunitários da UFV/CRP também está à disposição para esclarecimentos pelos telefones: (34) 3855-9385 e 9324-9393.

Texto: Gilberto Martins


Faixa atual

Título

Artista