Faixa atual

Título

Artista


UFV realiza os primeiros testes que detectam o novo coronavírus; resultados dão negativos

Escrito porem 13 de maio de 2020

Foto: UFV/Divulgação

O Laboratório de Diagnóstico Moleculares do campus da UFV em Rio Paranaíba realizou os primeiros testes para detectar o novo coronavírus nesta terça-feira (12). De acordo com as informações do diretor geral do campus, Professor Renato Ruas, agora os trabalhos de testagem começaram efetivamente e este foi um momento muito importante para todos.

Neste primeiro momento foram feitos dez testes, sendo seis da equipe de laboratório e quatro da equipe de saúde de Rio Paranaíba. Todos deram negativos. O início dos testes só foi possível porque a própria universidade providenciou a compra dos kits para a realização do exame.

Existe uma promessa da Secretaria de Estado de Saúde de que enviará para a UFV mais kits para que seja possível realizar os testes em Rio Paranaíba e região. Porém, desde a autorização concedida para a realização dos testes no dia 02 de abril pela FUNED, os kits do Estado ainda não foram entregues.

Segundo Renato Ruas, o estoque da UFV é de aproximadamente mil testes e para que o trabalho continue é necessário que esse material chegue ao campus o quanto antes. O diretor geral solicita novamente o apoio da sociedade, principalmente empresários e classe política para que reinvindiquem junto à Secretaria de Estado de Saúde a disponibilização dos kits para os laboratórios credenciados. No caso da UFV, a universidade já realizou pesados investimentos em seus seis laboratórios, juntamente com vários apoiadores, para prestar esse importante serviço de forma gratuita para a sociedade.

Texto: Gilberto Martins