• Sem categoria

Câmara de Rio Paranaíba realiza última reunião do ano e elege nova mesa diretora para o próximo ano

Escrito porem 22 de junho de 2016

Foi realizada nesta terça-feira (18), a 22ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Rio Paranaíba, sendo a última de 2018. Nesta reunião, além de projeto de leis, moções de aplausos, indicações de construções de redutor de velocidade, também houve a eleição da nova mesa diretora para o próximo ano legislativo.

Inicialmente, após a leitura e aprovação da ata da última reunião, o então presidente da casa José Efigênio dos Reis Ribeiro (PROS) e os vereadores José Luiz Ferreira (REDE), João Batista Alves (PR) e Enes Antônio Ribeiro (PV) agradeceram aos servidores da câmara pelos trabalhos prestados durante o ano. Em retribuição, a assessora jurídica da casa fez uso da palavra e agradeceu as palavras pelo parlamentar e o agradeceu pela humildade durante o ano.

Participaram da reunião a diretoria do Conselho de Segurança Pública de Rio Paranaíba (CONSEP-RIO) e o ex-prefeito Márcio Antônio Ribeiro os quais, receberam os cumprimentos do presidente que comandava a reunião. Nilton Boaventura, presidente do CONSEP-RIO, fez uso da palavra e relembrou sobre o histórico da campanha em prol da instalação do Olho Vivo na cidade. Ele ainda falou sobre o andamento da implantação do sistema na cidade.

Tesoureiro do CONSEP-RIO, o empresário Carlos Cruz fez uso da palavra e também explanou sobre a importância do projeto Olho Vivo para a cidade, uma vez que o município ficaria como rota de fuga para bandidos da região. Ele lembrou que cidades da região como São Gotardo já tem o projeto funcionando e Carmo do Paranaíba está fase final de instalação das câmaras.

Daniel Barbosa, que também faz parte do CONSEP-RIO fez questão de ressaltar que o conselho vive de através de subvenções públicas e que o Olho Vivo é um dos projetos mais completos para segurança pública. Após isso, no entanto, iniciou a ordem do dia com a votação de projetos de lei, moções de aplausos, pedido de construção de redutor de velocidade e eleição da nova mesa diretora.

Após isso, o vereador João Batista (PR) informou aos colegas e o público presente que o Deputado Federal Sérgio Lúcio de Almeida destinou o valor de 175.500,00 para a aquisição de uma retroescavadeira para a prefeitura.

Em seguida passou-se para a ordem do dia, onde foram aprovados por unanimidade: indicação nº 64/2.018 que solicita que seja construído um redutor de velocidade, conhecido como quebra-molas ou lombada, na Rua Iraci Cândido de Resende, Bairro Alto Santa Cruz, de autoria do vereador José Luiz Ferreira; Moção de Aplausos nº 13/2.018 aos Senhores Elismar Pereira Campos e Alemmar Silva de Oliveira em reconhecimento aos serviços prestados ao município.

Ainda foi votado e aprovado por unanimidade a indicação nº 65/2.018, que solicita que volte a ser realizado o réveillon na praça central. A moção de aplausos e a indicação nº 65/2018 são de autoria do vereador José Efigênio dos Reis Ribeiro. Também foi apresentado e discutida em plenário, o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que altera a Lei Municipal nº 1.576 de 08 de fevereiro. O vereador João Batista Alves apresentou pedido de urgência especial dentro dos ternos do regimento interno e assim, o projeto foi aprovado por unanimidade.

O outro projeto de lei de autoria do Poder Executivo de n° 27/2018 que autoriza o Executivo a proceder a abertura de crédito suplementar no orçamento vigente foi colocado em discussão após a leitura do projeto de lei. Durante a discussão sobre o texto, o vereador João Batista voltou a pedir urgência especial para o projeto, o que foi aprovado por todos. Com isso, o Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

Por fim, dando sequência à ordem do dia, foi iniciada a votação da nova mesa diretora da casa para o próximo ano. Foi apresentada e protocolada somente uma chapa, a qual foi colocada em votação pelo então presidente José Efigênio. Por seis votos favoráveis e três contrários, a chapa composta pelo vereador João Wilson de Almeida como presidente, José Efigênio dos Reis Ribeiro como vice-presidente, José Luiz Ferreira como primeiro secretário e Renildo Carlos de Morais como segundo secretário, foi eleita e empossada na presença do público presente.

A nova presidência da Câmara de Rio Paranaíba inicia seus trabalha em primeiro de janeiro, uma vez que a casa legislativa entrou em recesso parlamentar após o fim da reunião. O presidente José Efigênio encerrou a sessão desejando um feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos que participaram da reunião.

Em conversa com nossa reportagem, José Efigênio ressaltou que 2018 foi um ano de muita responsabilidade com o legislativo e de compromisso com o trabalho de vereador. Ele disse ainda que entrega o cargo de presidente da casa com o sentimento de dever cumprido com o município e com muita alegria.

Texto: Gilberto Martins


Opiniões dos leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Faixa atual

Título

Artista