• Sem categoria

Dia D da campanha de vacinação contra sarampo e pólio acontece neste sábado

Escrito porem 13 de maio de 2019

Neste sábado, dia 18 de agosto, será o Dia D de mobilização para a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e contra o sarampo. A campanha teve início dia 6 e segue até 31 de agosto, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. 

Crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias devem receber a dose extra das vacinas, mesmo estando com o calendário de vacinação completo.

As Unidades Básicas de Saúde em Rio Paranaíba funcionarão de 8 horas da manhã até às 5 horas da tarde. Lembrando também que neste mês de campanha, a UBS Novo Horizonte está funcionando em horário diferenciado de segunda à sexta-feira, de 7 às 19 horas.

Poliomielite

Para prevenir a poliomielite, as crianças devem ser vacinadas aos dois, quatro e seis meses com a vacina injetável (VIP) e depois aos 15 meses e 4 anos de idade com a vacina oral (VOP). A poliomielite está erradicada no Brasil desde 1990, mas existem casos em países da África e Ásia, por isso, é fundamental manter alta a cobertura vacinal para evitar o retorno da doença ao país.

O que é sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, por tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e imunocomprometidas.

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas.

Fonte: EBC


Opiniões dos leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Faixa atual

Título

Artista