• Sem categoria

Doença Mão-pé-boca está sob controle em Rio Paranaíba

Escrito porem 21 de novembro de 2017

A doença mão-pé-boca  que afetou 14 crianças e um adulto, sendo 3 pessoas aqui em Rio Paranaíba e 12 no Distrito de Chaves , está sob controle.  Em Chaves as aulas chegaram a ser suspensas para evitar o contágio da doença.  Já aqui em Rio Paranaíba, os profissionais da educação ficaram atentos e procuraram atendimento médico para todas as crianças que aparentavam qualquer sintoma parecido com o do mão-pé-boca.  Foi o que nos informou a coordenadora de epidemiologia de Rio Paranaíba, Vanilda Dorneles.

Surtos de doença mão pé-boca provocam preocupação, mas,  a enfermidade costuma desaparecer espontaneamente após cerca de dez dias. Os sintomas são febre alta, seguida por pequenas vesículas com líquido que surgem na região das mãos, pés e boca. As bolhas vão se rompendo à medida que a doença evolui. As lesões causam muito desconforto, impedindo a criança de se alimentar direito.

Pra evitar que essa doença se propague são necessários cuidados e higiene, já que, ela se propaga através de fezes e também por via oral. 

O vírus responsável pela mão-pé-boca é o Coxsackie, que  está sempre em mutação o que dificulta sua prevenção através de vacina.

Matéria: Raquel Marim


Opiniões dos leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Faixa atual

Título

Artista