• Sem categoria

Inauguração da “Praça do Felipe” reúne familiares de Felipe Abrão Jaber

Escrito porem 18 de setembro de 2017

A prefeitura Municipal de Rio Paranaíba, junto com as secretarias de Cultura e de Obras realizaram na tarde deste sábado (11) a Inauguração da Praça do Felipe. O local leva esse nome porque lá se encontra a pedra do Felipe em homenagem a Felipe Abrão Jaber, um libanês que veio pra cá fugindo de uma guerra em seu país e fez de Rio Paranaíba sua segunda terra natal. Felipe gostava de observar as paisagens sentado em  uma pedra e por ali fazia suas orações e meditação.

A Praça do Felipe é um projeto de revitalização de um dos pontos turísticos da cidade e tem a autoria do ex- secretário da Cultura Alemmar Silva.  O lugar que antes era um matagal cheio de lixo, agora é uma praça que recebe muitos visitantes todos os dias. Além da Pedra do Felipe, outros lugares que fazem parte da história de nosso município serão restaurados. Segundo o secretário de Obras Maicon Cristian, outras seis obras serão entregues pela adminstração municipal até o final de 2019. 

Uma árvore foi plantada durante a cerimônia marcando o renascimento do local , momento tão importante para Rio Paranaíba. Balões brancos também foram lançados ao vento por alunos da escola Municipal Presidente Tancredo Neves simbolizando a liberdade da mente de Felipe enquanto estava naquele local.

Participaram da inauguração vários familiares vindos de diversas cidades como Uberaba, Patrocínio, Belo Horizonte e  Brasília, entre eles as duas filhas de Felipe: Maria Carlota Jaber Alcântara e Marlene Jaber Barbosa, além de muitos netos e sobrinhos que fizeram questão de participar da cerimônia que trazia à memória os feitos de Felipe. Moradores próximo ao local também estiveram presentes, assim como o prefeito Valdemir Diógenes, o vice-prefeito Euclides Dorneles da Silva, a Secretária de Cultura, Turismo, Esporte e  Lazer Maurisa Alves Galvão, Secretário de Infraestrutura, Transporte e Obras Maicon Cristian de Paiva Souza, representantes da UFV, vereadores e diversas outras autoridades da cidade. A cerimônia foi conduzida pelo Cerimonial Arte e Brilho.

Felipe Abrão Jaber participou ativamente da política de Rio Paranaíba, sendo vereador por vários mandatos, quando nem existia ainda a remuneração para essa função. Segundo Dona Carlota, que agora está com 88 anos, o pai Felipe foi um grande defensor dos pobres e pregava a paz. Emocionada ela agradeceu a todos os envolvidos  na execução da obra que  faz menção do nome de seu pai, disse que o sentimento é de gratidão e que jamais poderia expressar o quanto estava feliz.


Opiniões dos leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Faixa atual

Título

Artista