NO DIA DE SANTOS REIS, LOCUTOR DE RIO PARANAÍBA DIVULGA ÁUDIOS DE FOLIAS PARA MANTER VIVA A TRADIÇÃO NA CIDADE

Escrito por em 20 de setembro de 2019

Neste dia 06 de janeiro é comemorado o dia dos Três Reis Santos em toda Igreja Católica. Tradicionalmente, em várias cidades espalhadas pelo país, acontece o encontro das Folias de Reis que tem carácter beneficente para arrecadar fundos para a Sociedade São Vicente de Paulo.

Em Rio Paranaíba, já há vários anos é realizado este encontro, onde foliões de várias cidades vizinhas passam o dia louvando os Três Reis Santos. Ano passando o encontro que em todos os anos é transmitido ao vivo pela Rádio Paranaíba, foi realizado nas dependências da Casa de Repouso Confrade Antônio do Carmo Pimenta e teve a presença de mais de 15 ternos de folias.

Um dos locutores da Fundação José Resende Vargas de Rádio, Henrique Rodrigues recentemente fez um trabalho de resgate de algumas das participações das folias que já foram transmitidas ao vivo pela Rádio Paranaíba AM, apresentado por José Ivan Mendes ícone do rádio rio paranaibano.

O locutor conta que quando criança teve a alegria de ser folião, na folia do senhor José Saturnino e que, por incentivo do senhor José, ele começou a tocar caixa. Ele destaca que por acompanhar seu Pai Olavo que tocava cavaquinho, foi se iniciando um amor pela tradição.

“Quando me ingressei no quadro de funcionários da Fundação José Resende Vargas de rádio, especificamente como locutor da Máximus FM em abril de 2009 pude ao decorrer do tempo me transformar em programador desta rádio o qual me alertou para o resgate desta cultura. Na minha infância tive a alegria de ser um folião, o qual com mais ou menos 11 anos comecei a fazer parte de uma das folias mais bonitas de nossa cidade e o porquê não dizer também de nossa região que era a Folia do saudoso José Saturnino. Comecei a tocar caixa por incentivo do Sr. Zé. Havia faltado o companheiro que tocava a caixa e como eu acompanhada meu pai Olavo que tocava cavaquinho ali comecei o amor por esta tradição. Me lembro Gilberto que a caixa era quase maior que eu”, disse.

O profissional da comunicação e professor de educação física relembra que em conversa com o locutor José Ivan, eles resolveram masterizar alguns áudios de folias que o locutor tem guardado em seus arquivos pessoal. “Como locutor sempre busquei esta cultura para dentro do rádio e foi assim que em uma conversa com o grande amigo José Ivan, que resolvemos masterizar alguns áudios de folias que ele, guardava em seu arquivo pessoal. Um trabalho que exigiu tempo e vontade de poder manter esta cultura viva em nosso meio! Não podemos deixar esta cultura morrer. Viva Santos Reis”, finalizou.

Henrique ressalta que todos os áudios estavam gravados em fitas cassetes, os quais foram recuperados com recursos digitais para manter viva a tradição. Os áudios que ele conseguiu recuperar foi o da folia do Capitão José Saturnino que se apresentou no dia 31 de janeiro de 1999, além das folias dos capitães Valter, Lazito Silva da comunidade de São Pedro e do José Miranda.

O próximo encontro de Folias de Reis em Rio Paranaíba acontece no próximo dia 13 de janeiro na Casa de Repouso da cidade. As inscrições já estão sendo feitas na Rádio Paranaíba FM.

Ouça os áudios recuperados pelo locutor e programador da Máximus FM.

Texto: Gilberto Martins  – Foto: Sistema Planeta de Carmo do Paranaíba


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



Música

No Ar

Artista