SIA do campus Rio Paranaíba movimenta comunidade acadêmica e atrai pessoas da cidade e região

Escrito por em 2 de novembro de 2019

A comissão organizadora do SIA do campus Rio Paranaíba comemora o sucesso alcançado na realização das atividades programadas para a edição 2019 do Simpósio. De 22 a 24 de outubro, uma intensa e diversificada programação movimentou o campus. Foram 62 trabalhos no formato painel e 86 apresentações orais. O SIA ofereceu também 34 minicursos e oficinas nas mais diversas modalidades, atraindo participantes não só da comunidade acadêmica, mas também de Rio Paranaíba.

A palestra de abertura foi realizada pelo subsecretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Amarildo José Brumano Kalil, que falou sobre Metodologias e indicadores de sustentabilidade em agroecossistemas (ISA e Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP) como planejamento para agricultura sustentável. Mostrando a diversidade de temas, no dia 23, a psicóloga Helen Magda Rodrigues abordou A importância da autoestima. Já no encerramento do Simpósio, na noite do dia 24, a professora Vânia Reis de Sousa Sant’ Anna ministrou uma palestra sobre o Panorama da geração de energia fotovoltaica: projetos, mercado de trabalho.

No campus Rio Paranaíba, SIA Cult se destacou na programação com exposições fotográficas sobre os temas Ciclos da Vida e O Céu de Rio Paranaíba e as exposições Haicais e Novos olhares para o lixo eletrônico. Houve também apresentações de dança, de grupos musicais e de teatro, alguns deles compostos por estudantes e professores do campus.

Segundo o coordenador do SIA 2019 da UFV-Rio Paranaíba, professor Ézio Marques da Silva, o evento foi organizado por uma grande equipe de docentes, técnicos e estudantes, o que favoreceu a realização de diferentes atividades acadêmicas e culturais. Ele comentou que todas as coordenações de curso estão incluindo a participação no SIA no aproveitamento das atividades complementares, o que vem atraindo mais estudantes para o evento. Isso demonstra o reconhecimento da importância do Simpósio na formação acadêmica.

A premiação dos melhores trabalhos – apresentação oral e painel – nas categorias ensino, pesquisa e extensão dos institutos de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Exatas e Tecnológicas será realizada no dia 4 de dezembro, às 18h, no auditório LAE 136.

Confira imagens do evento neste link.

Texto: Kerly Oliveira


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



Música

No Ar

Artista