UFV-Rio Paranaíba cria acessório para auxiliar aulas remotas

Escrito porem 29 de agosto de 2020

O campus UFV-Rio Paranaíba desenvolveu um apoio para celular que pode ser utilizado na gravação de anotações para aulas remotas, permitindo que o professor tenha condições de escrita semelhantes às de quando utiliza um quadro em sala de aula. O acessório, chamado de BrownBoard, foi criado pela professora Raiane Ribeiro Machado Gomes, coordenadora do Maker Space, Laboratório do curso de Engenharia de Produção. O Maker Space tem a finalidade de desenvolver produtos e processos inovadores para atividades de ensino, pesquisa e extensão.

As peças são confeccionadas de MDF Cru e passam pela máquina de corte a laser, adquirida recentemente pelo campus com recursos obtidos em convênios firmados com o Ministério Público Federal e do Trabalho. Por meio desses convênios, inclusive, foram produzidos mais de 18.500 face shields (escudos de proteção facial), distribuídos para 47 prefeituras da região para ações de enfrentamento à Covid-19.

A professora Raiane conta que a ideia partiu da demanda dos professores para se adequarem às aulas remotas. Inicialmente, pensou-se em produzir um suporte impresso na impressora 3D. No entanto, segundo ela, as impressoras 3D de pequeno porte, como as usadas no laboratório para prototipação, têm uma baixa produtividade, o que inviabiliza a produção em escala e de forma rápida. Para desenvolvimento do BrownBoard, foram estabelecidos cinco requisitos que o modelo deveria atender: ergonomia, baixo custo, rapidez na produção, facilidade de montagem e ajustável a todo tipo de celular.

Após a realização de testes, a versão final foi apresentada para o diretor geral do campus Rio Paranaíba, professor Renato Ruas, que abraçou o projeto. Ele viabilizou recursos para a compra de material para produção do acessório, que tem um custo bastante acessível e a montagem muito simples, podendo ser feita pelo próprio usuário.

Com o apoio da reitoria, os docentes que irão atuar no Período Especial Remoto (PER) e tiverem interesse em receber o acessório podem solicitá-lo até 4 de setembro, preenchendo o formulário de solicitação, disponível neste link: https://bit.ly/34Czohp.


Faixa atual

Título

Artista